Faleceu na Itália um grande missionário do PIME, que passou a maior parte da sua vida na Guiné-Bissau: p. Mario Faccioli.
O seu nome está ligado essencialmente ao centro de espiritualidade de N'Dame, certamente a sua obra mais conhecida. Mas ele desempenhou encargos muito importantes na nossa Diocese, tendo sido nomeado primeiro vigário geral (de 1983 a 1987), e também no PIME onde foi muitas vezes Superior regional.
Ele passou 52 anos da sua vida na Guiné-Bissau, tendo chegado neste país em 1956 e regressando à Itália em 2008. Da sua longa experiência missionária ele quis deixar um pequeno livro de memorias ("Vida missionária na Guiné-Bissau: 1956-2008"), onde ele relata sobretudo acontecimentos pessoais.
P. Mário era conhecido pela sua mansidão, paciência e profunda sabedoria, como também pelo grande amor à Virgem Maria.
Do Céu agora ele acompanha a nossa Igreja da Guiné-Bissau, ainda nova mas com grandes ambições
.
A nossa diocese de Bissau abriu este espaço de dialogo e partilha com todos os que estão interessados em conhecer a nossa história, projetos e sonhos.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
terça-feira, 10 de novembro de 2015
A diocese de Bissau de novo na rede mundial
A diocese de Bissau tinha um blogue (“Igreja Católica na Guiné-Bissau”) juntamente com a diocese de Bafatá. Este está atualmente bloqueado e não há maneira de recupera-lo. Por isso foi decidido de abrir um novo blogue com um novo cabeçalho: Bissau, diocese em caminho.
A
sua periodicidade dependerá dos seus colaboradores, que esperamos numerosos.
Neste momento eu – fr. Renato Chiumento, OFM - sou simplesmente o ponto de referência,
tendo sido encarregado de abrir este blogue em vista do Sínodo diocesano de 2017. Deste Sínodo, o blogue quer ser um instrumento
de informação e de sensibilização, uma caixa de ressonância, um lugar de
encontro e partilha.
Boa leitura!