sábado, 13 de setembro de 2025

A diocese de Bissau realiza a 1a semana diocesana de liturgia

 Difícil calcular o número de participantes, pois todas as 28 paroquias da diocese fizeram questão de enviar alguns representantes (no máximo dez por paroquia) a este "magno evento", o primeiro na história da diocese. O evento teve lugar na cidade de Mansoa nos dias 6 a 11 de julho, com o objetivo principal de "reorientar a todos sobre o lugar e a importância da liturgia na vida da Igreja, uma conscientização para uma participação ativa, consciente e frutuosa nas celebrações". Tema geral 

Foi de certeza um sucesso, tanto que os organizadores já estão a prever e anunciaram que a próxima Semana Diocesana de Liturgia terá lugar na vigararia de Cacheu em data e paroquia a indicar. 

Vários os temas e os oradores, entre os quais vale a pena destacar alguns: o p. Antônio Imbombo (ver foto), p. Domingos Ca e p. Admir Cristiano Barreiro. Não conseguiu dar a sua palestra o fr. André Nama Nama por causa de outros compromissos. O documento de referência da semana litúrgica foi a carta apostólica do papa Francisco Desiderio desideravi sobre a formação litúrgica do Povo de Deus, que serviu também como lema. 

 Todo o mundo elogiou a importância e pertinência dos temas, pedindo que sejam multiplicados nas paroquias e informando os párocos sobre os conteúdos ministrados.  Muitas sugestões foram dadas nos trabalhos de grupo por painéis. No fim de tudo o que mais ressaltou foi que 

- A liturgia é uma festa, a festa da fraternidade; 

- é preciso preparar-se com antecedência para que a liturgia seja ordenada, bela e disciplinada; 

- Não há liturgia sem o povo, sendo a liturgia por definição "ação ou obra em favor do povo". Para tal é preciso evitar o subjetivismo e a transformação da liturgia em espetáculo. 

O P. Lúcio Brentegani despede-se da diocese de Bafatá depois de 18 anos de serviço

 Depois de 18 anos de serviço missionário na Guiné-Bissau, o Padre Lúcio Brentegani despediu-se, neste domingo, 31 de agosto, da comunidade da Paróquia de São Daniel Comboni, na Diocese de Bafatá.

 


Chegado ao país em 2007, o sacerdote italiano dedicou quase duas décadas à Igreja local, assumindo diferentes responsabilidades. Foi pároco da Paróquia São Daniel Comboni, coordenador da Comissão Diocesana da Juventude e Adolescência, ecónomo da Diocese, diretor da Cáritas de Bafatá e, mais recentemente, administrador diocesano, após a morte de Dom Pedro Zilli, em 2021, até à chegada do novo bispo este ano.

 

O seu percurso missionário deixou marcas profundas na vida pastoral e social da diocese, especialmente no acompanhamento dos jovens e no fortalecimento das estruturas da Igreja.

sábado, 31 de maio de 2025

A diocese de Bissau tem três novos padres







 Hoje, 31 de maio de 2025, o bispo de Bissau ordenou três novos padres na igreja paroquial de Antula, nos arredores de Bissau. Os seus nomes são: p. Abeuca António Ano Mendes (paróquia de Cristo Redentor), p. Mário Infanda (paróquia de Farim) e p. Matias Sencabui Manga (paróquia de Suzana). 


A ordenação contou com a presença de cerca de cinquenta sacerdotes concelebrantes e do bispo emérito D. José Camnate, sendo D. José Lampra Cá o bispo ordenante. O grupo coral foi extraordinário.









sábado, 26 de abril de 2025

Diocese confia a Deus o papa Francisco

 No sábado 26 de abril houve a s. Missa de sufrágio pelo saudoso papa Francisco, que nos deixou no passado 21 de abril. 



terça-feira, 15 de abril de 2025

Diocese celebra a S. Missa crismal na catedral

  

Alguns dos novos missionarios

Foi diante de uma assembleia de fiéis muito grande que a diocese celebrou hoje a S. Missa crismal na Sé-Catedral com o bispo emérito D. José Câmnate na Bissign, o vigário geral p. Davide Sciocco, e cerca de cinquenta padres vindos de todas as paróquias.

O bispo D. José Lampra Cá enviou uma saudação calorosa a partir da Itália onde se encontra a fazer controlos de saúde. Foi a ocasião de conhecer os novos missionários e missionarias, e alguns que regressaram depois de um tempo no país de origem. A destacar a presença das Irmãs Missionarias “Regina Pacis” em Bubaque desde o dia 6 de setembro de 2024: são uma nova congregação que chegou à Guiné pela primeira vez. E os 50 anos de ordenação sacerdotal do p. Celso Corbioli, OMI.

Não faltou um momento de dança de alguns padres (guineenses e senegaleses), depois da s. comunhão, que foi muito apreciado. Depois de s. missa na catedral, um almoço comunitário com todos os padres concluiu a belíssima celebração. 

Foto de grupo com D. José Camnate na Bissign

 

sábado, 8 de março de 2025

Fr. Victor Luís Quematcha é nomeado bispo de Bafatá

 

O franciscano fr. Victor foi nomeado hoje, 8 de março de 2025, bispo de Bafatá. O neo-eleito é um frade franciscano e pertence à Custódia de S. Francisco de Assis na Guiné-Bissau.

Neste momento ele está em Roma, onde – desde 2021 – exercia o serviço de Conselheiro geral para África e Médio-Oriente ao nível dos Frades Menores. A nomeação foi anunciada hoje, às 11h00, em conferência de imprensa e através das redes sociais.

O fr. Victor Luís Quematcha nasceu em Cumura a 27 de abril de 1967, foi seminarista franciscano e posteriormente entrou na Ordem franciscana onde professou solenemente no dia 30 de agosto de 1997. Três meses depois foi ordenado diácono (06/11/1997) e em seguida sacerdote (02 de maio de 1998, em Nhoma).

A nível dos frades menores ele foi custódio da Custódia de s. Francisco de Assis de 2009 a 2018.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Abertura do Ano Jubilar na diocese de Bissau no dia 29/12/2024

 

 
 Também a nossa diocese decidiu abrir o Ano Jubilar no dia 29 de dezembro, de acordo com todas as dioceses do mundo. Foi o nosso bispo, D. José Lampra Ca' que presidiu a solene abertura, que foi precedida por uma procissão que desfilou pelas ruas principais de Bissau e culminou com a s. Missa na Sé-Catedral de Bissau. A cerimónia contou com a participação de muitíssimas pessoas vindas de todos os cantos da diocese.

O lema do Jubileu 2025, por decisão do papa Francisco, é centrado na virtude da esperança: "Spes non confundit - a esperança não engana" (Rom 5,5). 

Na sua mensagem à Diocese D. Lampra especifica as condições exigidas para lucrar a indulgencia deste Ano Jubilar: confissão, comunhão, visita de uma igreja "jubilar" (para a nossa diocese são três: Catedral de Bissau, santuário de N. Senhora em Cacheu e igreja de Mansoa) e reza de uma oração para o papa e uma outra oração para a Igreja.