sábado, 19 de outubro de 2019

Primeiras profissões perpétuas na congregação diocesana das Irmãs do Divino Espírito Santo

Ir. Clementina, ir. Zaida e ir. Regaldina (de esq. para direita)
Nas primeiras horas da madrugada de hoje, a catedral de Bissau conheceu um movimento insólito de pessoas que estavam a dar os últimos toques antes do grande acontecimento: a consagração religiosa definitiva das três primeiras irmãs diocesanas no instituto do Divino Espírito Santo para a Evangelização. Um evento "histórico" pelo qual o nosso saudoso bispo D. Settimio A. Ferrazzetta, fundador do instituto, deve ter certamente exultado lá no céu. Mas vamos fazer um pouco de historia.
D. Câmnate interroga as candidatas sobre a firmeza da sua decisão

As três irmãs são vestidas com os panos tradicionais
A diocese começou abrindo uma Casa de Formação Diocesana ainda em 1981. Constatando os bons frutos que esta experiencia estava a dar, o bispo D. Settimio teve a ideia de fundar um instituto de irmãs de cariz diocesano, quer dizer, um instituto de freiras ao serviço da diocese. Foi assim que foi erigido o Instituto Diocesano "Irmãs do Divino Espírito Santo para a Evangelização" em 30 de maio de 1993. Desde o início, a formação das futuras irmãs diocesanas foi confiada às "Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Maria" (Senegal) que deram e continuam a dar uma preciosa colaboração, em atitude de grande desprendimento e solidariedade eclesiais.

Hoje, pois, foi a "coroação dum sonho", como recordou muito bem na sua homilia o atual bispo de Bissau, D. José Câmnate na Bissign. Um sonho que passou por momentos de crise e obscuridade, com algumas candidatas que tiveram de abandonar. Mas enfim as nossas primeiras irmãs, depois de quatorze anos de profissão temporária, conseguiram chegar à meta desejada. Quem são elas?
- Clementina Miguel Abu, que nasceu a 3 de outubro de 1973; professou pela primeira vez em 2005;
- Zaida Bacamé Vaz, que nasceu a 4 de janeiro de 1978; professou pela primeira vez em 2005;
- Regaldina Gomes Cá, que nasceu a 30 de junho de 1984 e professou pela primeira vez em 2006.

A S. Missa, presidida pelo bispo de Bissau D. José Camnate, e concelebrada pelo bispo auxiliar e por numerosos padres, viu a participação de muitas irmãs, de jovens religiosos e religiosas em formação e sobretudo de muitíssimos leigos, que no fim da celebração mostraram a sua alegria e contentamento com danças, abraços e muitas prendas. Uma verdadeira festa!





Sem comentários:

Enviar um comentário