Como programado, no dia 29 de setembro reuniu-se o Conselho pastoral diocesano (CPD) sob a presidência do Administrador Apostólico, D. José Lampra Cá, tendo como agenda os seguintes pontos: 1) Tema: “Problemática da pastoral na vigararia de Cacheu Norte” (p. Maiuca); 2. Pausa-café; 3. Debates; 4. Recolha e confirmação dos programas para o próximo ano pastoral; 5. Intervenção do Sr. Bispo, oração e despedida.
O p. Maiuca, na sua intervenção, sublinhou algumas carências que debilitam fortemente a ação pastoral na vigararia: fuga dos jovens para a cidade por motivos de estudo; falta de meios econômicos para sustentar as atividades pastorais; indisponibilidade de alguns batizados a servir nas paróquias; equipas missionarias desunidas, dando contratestemunho. Na parte dos debates, os participantes apresentaram propostas interessantes para tentar minimizar as carências sublinhadas.
O p. António Imbombo lembrou que já está pronta a Agenda pastoral 2021-2022 com os programas das vigararias e das comissões diocesanas, mas que a tiragem será limitada, pelo que cada entidade que desejar comprar um exemplar deve encomendá-lo junto do próprio padre António.
No dia seguinte (30 de setembre) o Administrador diocesano D. José Lampra Cá quis encontrar os párocos da diocese. Foram enfrentados dois pontos: 1. "A Igreja Católica face à atual situação sócio-política da Guiné-Bissau" (palestra oferecida pelo analista político Jorge Rui Semedo) e "O processo matrimonial: etapas e documentos" (p. Bernardo da Cunha). Os presentes apreciaram as apresentações que julgaram "ricas e interessantes" e que deveriam ser "repetidas mais vezes". Foi decidido que haverá um segundo encontro no fim do ano pastoral, precisamente no dia 22/06/2022. A sublinhar que estavam presentes alguns novos párocos: P. Daniel Souleymane Ndene e p. Daniel Comboni Malwenigo (B. Anuarite), p. Jean Paul Tine (Ingoré, sacramentino).
Sem comentários:
Enviar um comentário