quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Conheces a radio SOL MANSI?



A Rádio Sol Mansi começou as emissões em Mansoa, no dia 14 de fevereiro de 2001, com um pequeno emissor de 250 Watts e uma área atingida de poucos quilómetros. A ideia surgiu do missionário católico italiano, Padre Davide Sciocco, que estava naquela cidade durante a guerra civil de 98-99. Vendo que as rádios foram uma "arma" fundamental no conflito, e toda a população escutava "religiosamente" os programas e convites a apoiar as diferentes partes, o seu pensamento foi: “se a Rádio foi usada para favorecer a guerra, porque não fazer uma Rádio para favorecer a paz, a reconciliação e o desenvolvimento?”
Em 2008  a Rádio Sol Mansi tornou-se a Rádio Nacional da Igreja Católica, com uma cobertura em todo o território nacional. Há 3 estúdios (Bissau, Mansoa e Bafatá) e 2 retransmissores (Canchungo e Gabú). A dimensão inter-religiosa e interétnica continua.
Em agosto de 2009, a Rádio Sol Mansi assinou um histórico acordo de colaboração com a Rádio Corânica de Mansoa. Rádio católica e rádio islâmica colaboram na formação e na realização de programas, tendo também esta particularidade (talvez única no mundo): a rádio católica transmite um programa islâmico e a rádio islâmica, por sua vez, transmite um programa católico.
Em setembro 2010 o Diretor da Rádio Sol Mansi foi convidado pela Universidade de Providence (EUA) para falar num Congresso acerca do papel das rádios a favor da paz. Um ano depois, o Diretor e mais dois jornalistas foram convidados a participar num Congresso em Portugal.
Em 2010 um jornalista da rádio ganhou o prémio de melhor jornalista desportivo do ano, enquanto a rádio ganhou o Prémio de melhor órgão nacional na informação e sensibilização sobre o HIV/Sida; também um jornalista da rádio foi eleito como melhor jornalista nacional para os temas do HIV/Sida. A nível internacional a Rádio Sol Mansi tinha já recebido 2 prémios: Prémio Takunda (Itália 2005) como projeto mas inovativo nesta colaboração interreligiosa; Prémio Gabardi (Suíça – Itália 2008) pelo serviço à paz e desenvolvimento.
No dia 13 de fevereiro de 2016, o estúdio da RSM de Bissau inaugurou a sua nova sede, que fica ao pé da antiga sede, dentro da cúria diocesana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário