quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Movimento dos Focolares organiza a sua primeira Mariapolis na Guiné-Bissau

Edel e Bertin, focolarinos, vieram da Costa de Marfim
Havia muita expetativa para esta primeira Mariápolis na Guiné-Bissau. Até ao ultimo momento não se sabia quantos eram os participantes da Guiné e quantos países iam participar. Mas tudo correu bem e a Mariápolis foi na verdade ... histórica!

Mariápolis significa "cidade de Maria", uma cidade muito especial onde existe uma única "lei": a lei do amor. A primeira mariápolis teve lugar na Itália em 1949. Chiara Lubich, a fundadora do movimento dos Focolares, foi passar um período de descanso numa localidade de montanha. Depois disso, as mariápolis continuaram a ter lugar todos os anos, sempre com o mesmo formato: um tempo de ferias e distensão, mas mantendo sempre o compromisso de amar.

O bispo auxiliar D. José Lampra Cá preside a s. Missa de abertura
A primeira mariápolis na Guiné-Bissau teve lugar nos dias 9 a 12 de agosto no centro de espiritualidade de N'Dame. Os participantes foram mais de 50, contando com as delegações de Senegal e da Costa de Marfim. Quem participou julgou o encontro como "histórico", "fantástico". O evento foi também coberto pela TVGB e pela radio católica "Sol mansi". O lema era: "Misericórdia, um caminho pela unidade". Foi a experiência vivida durante estes dias de luz, de paz, de alegria.
Foram dias de formaçao, de partilha e de alegre distensão. Agora se espera que a semente lançada ao chão possa pegar, quer dizer, morrer para frutificar.




Sem comentários:

Enviar um comentário