terça-feira, 5 de setembro de 2017

Franciscanos organizam retiro anual em N'Dame

A ir. Silvia apresenta o programa do "Dia franciscano"
Respeitando a tradição, a família franciscana da Guiné realizou mais um retiro de 27 de Agosto a 2 de Setembro no centro de espiritualidade de N’Dame. Pela primeira vez o retiro era aberto também aos outros institutos religiosos presentes na Guiné-Bissau, uma novidade que fez com que havia bem 52 participantes! O tema do retiro era A evangelização franciscana na Guiné-Bissau. O pregador foi o fr. Victor Quematcha, que é o custódio (=responsavel dos franciscanos menores na Guiné). Segundo os testemunhos recolhidos, a gente gostou muito do tema, quer pela sua atualidade quer pela brilhante apresentação. 


No dia sábado pois houve, em Brá, o “Dia franciscano” que reúne anualmente todos os franciscanos da Guiné, incluindo OFS (=Ordem franciscana secular) e JUFRA (=Juventude franciscana). O memo fr. Victor apresentou um resumo do seu tema.

Ao meio-dia todos os participantes se uniram na igreja de Brá para a celebração eucarística, que foi muito bem animada pela coral da JUFRA de Brá, enquanto o grupo JUFRA de Antula fez a procissão ofertorial. Na parte da tarde, o fr. Viriato (franciscano de Bra) coordenou um momento de recreio, onde intervieram a JUFRA
e algumas irmãs que apresentaram algumas peças ligadas ao tema do retiro. Os participantes foram cerca de 120.



Sem comentários:

Enviar um comentário