quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Visita duma delegação alemã da "Ajuda à Igreja que sofre"

No dia 22 de novembro de 2018, a nossa diocese de Bissau teve o privilegio de receber  uma pequena delegação da "Ajuda à Igreja que Sofre" (=AIS) nas pessoas de Rafael D'Aqui, chefe de seção, e de Monika Sinzig, assistente administrativa, que quiseram encontrar o pessoal missionário. Eles estão a visitar - durante uma semana - as missões das duas dioceses de Bissau e Bafatá, onde foram financiados projetos em nome da AIS.
O encontro foi muito interessante, porque ajudou a compreender quais são os critérios e as modalidades para a obtenção dum financiamento por parte desta grande organização caritativa que opera em todo o mundo.

Fundada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação AIS é uma organização dependente da Santa Sé, tendo por objectivo apoiar projectos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades. No início, o trabalho da AIS consistia apenas em auxiliar os refugiados da Alemanha de Leste que fugiam da ocupação comunista, mas rapidamente se espalhou pelos campos de refugiados da Europa e da Ásia, pelas Repúblicas Populares comunistas, pela América Latina e pela África. Os desafios são múltiplos: totalitarismo de esquerda ou de direita, fanatismo religioso, multiplicação de seitas, materialismo, falta de sacerdotes, etc.

A Fundação esforça-se por responder aos apelos numerosos e urgentes que lhe chegam a todo o momento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário