sábado, 16 de março de 2019

Quaresma, tempo de conversão

Quarta-feira de cinzas na paróquia de Antula (Bissau)

A quaresma, como sabemos, é um tempo de graça, um tempo de conversão. Este ano, mais uma vez, papa Francisco ofereceu-nos algumas pistas para bem viver este tempo litúrgico forte. A sua Mensagem para a Quaresma de 2019 é um convite a nos associarmos à criação toda que “se encontra em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19). Noutras palavras, o Santo Padre convida-nos a restabelecer aquela relação harmoniosa que existia entre nós, o Criador e as criaturas antes do pecado das origens. Para assim fazer, devemos entrar neste “parto” que é a conversão, a qual, segundo o papa, vai ter estas características:
"Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de «devorar» tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade."
E' um convite forte, que apela à nossa responsabilidade diante do planeta terra, ou melhor, da “Mãe Terra”, que nos sustenta e da qual dependemos. Os cristãos saberão escutar este apelo?

Sem comentários:

Enviar um comentário