No dia 13 de janeiro de 2021 o Vigário episcopal para a pastoral, p. António Imbombo, convocou uma reuniao do Conselho pastoral diocesano para avaliar o caminho da Diocese até à data presente. Participaram apenas dezasseis membros (onze párocos e cinco irmãs. Eis um resumo do encontro.
Todos os presentes se queixaram que a Pandemia do Coronavírus surgiu, atingindo fortemente a vida humana e alterando procedimentos e atividades de um modo nunca antes visto e com consequências imprevisíveis para o futuro.
Para se ilustrar, tivemos como referência o texto do Evangelho de Mc 4,35‐5,43 onde Jesus repreende o vento e depois critica a pouca fé dos discípulos profundamente atolados no medo. Com este texto aprendemos que a vida humana nunca é indiferente a Deus: nem na graça nem na desgraça. Com base nesta certeza, o medo dos discípulos acaba por dar lugar à fé. O mesmo deve acontecer connosco: com Jesus no leme, vamos em direção a uma margem nova onde o barco deve se atracar.
Todos pediram que se viva mais do que nunca a PASTORAL DE CONJUNTO posto que, diz o Papa: "Ninguém se salva sozinho". Chegamos à conclusão de que este é o momento propício para encontrar a coragem de uma nova imaginação que só o Evangelho nos pode oferecer. Com esta determinação, D. Lampra Cá nos encorajou: "Avante. Com Jesus e em nome de Jesus."
Antes da intervenção de D. Lampra Cá, foi lembrado a todos a data do próximo encontro (23 de Junho 2021) e que todos: Vigários Forâneos e Coordenadores das diferentes comissões devem vir munidos de programas para o próximo Ano Pastoral 2021/2022.
A título de informação, está à venda a nova Agenda pastoral para o ano 2020/2021 no valor de 3.000 Fcfa.
Sem comentários:
Enviar um comentário