quinta-feira, 28 de abril de 2016

Grande festa da juventude em Bissau (22-24 de abril)



A cidade de Bissau acolheu, mais uma vez, a Jornada Interdiocesana da Juventude. Os quase 5.000 jovens (dos quais 2.311 oficialmente inscritos), vindos das suas dioceses de Bissau e Bafatá, e alguns mesmo do Senegal, ficaram juntos durante três dias cantando e rezando (22 a 24 de abril). A magna reunião teve lugar no estádio Lino Correia. A organização foi – segundo alguns participantes – impecável, excelente, apesar dos inevitáveis constrangimentos ligados às refeições atrasadas e ao alojamento precário. Mas todas as dificuldades foram facilmente ultrapassadas pelos jovens pela alegria de encontrar-se e de ficar juntos.  
Muitos artistas religiosos enriqueceram a manifestação com as suas cantigas: Abi, Baquista, Castro, Ico, Noé e Serifo Banora (estes últimos vindos das Assembleias de Deus), Milanca, p. Paulo de Pina, o grupo Família de Deus. Houve também a intervenção de artistas da “Nova geração”, como MC Diumi, Nelson Bomba, Binham. Muito apreciada a dança preparada pelo grupo de jovens do setor pastoral de Bissau. A atmosfera que se criou entre todos os participantes era fantástica, vibrante. Muitos momentos “fortes” marcaram os três dias: a adoração, a catequese com os bispos, a marcha da paz, a s. Missa de conclusão. 
O próprio bispo D. José Camnate - falando no fim da Jornada - confessou que, no meio de tantos jovens, "estava a sentir-se mais jovem".

Sem comentários:

Enviar um comentário