segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Os consagrados da Guiné-Bissau celebram o Dia da Vida Consagrada

Nos dias 4 e 5 de fevereiro os religiosos e religiosas das duas Dioceses de Bissau e Bafata' se encontraram em N'Dame (centro de espiritualidade) para celebrar juntos o Dia da Vida Consagrada. Os participantes foram 73, mas podiam ser muito mais se a informação tivesse circulado melhor. Houve uma forte presença feminina e apenas quatro oblatos e um franciscano.

Sexta-feira à noite houve uma "tarde cultural-carismática" com a apresentação dos carismas presentes na Guiné através de uma dança, uma cantiga ou uma poesia. No dia seguinte, D. Pedro Zilli deu uma palestra sobre o papel da vida consagrada na Igreja da Guiné-Bissau e os principais desafios com os quais esta' confrontada. Citando o art. 3 dos Estatutos da conferencia dos religiosos e religiosas da Guiné-Bissau , ele falou da COVIC-GB como "sinal e instrumento de comunhão e fraterno auxilio reciproco".
Nos trabalhos de grupo muitos insistiram sobre a necessidade de os religiosos e religiosas "caminhar juntos com o povo", "aprender com a gente", "ser massa", "sair para fora, deixar o nosso espaço confortável". Falou-se também que a VC é um dom a viver com alegria, evitando o ativismo, a busca de poder, cultivando a vida fraterna, tendo atenção pelo outro.

A s. Missa, presidida pelo Bispo D. Zilli, e um almoço comunitário concluíram o encontro. A notar que durante a S. Missa os presentes desejaram boa viagem à ir. Irene, que irá regressar definitivamente à Itália esta semana (com 92 anos de idade ela era a decana dos consagrados). No encontro participou também a ir. Noely (Missionarias da Consolata) que acaba de chegar de Brasil.




Sem comentários:

Enviar um comentário