segunda-feira, 8 de maio de 2017

Padres diocesanos em concertação

No dia 8 de maio estiveram reunidos os sacerdotes diocesanos da diocese de Bissau com o objetivo de aprofundar a problemática da administração dos sacramentos na diocese e para a eleição de novos membros do Conselho presbiteral.
O debate sobre a administração dos sacramentos na diocese ocupou toda a manha e foi, segundo o parecer de muitos, muito rico e esclarecedor. No fim da manha alguns pontos ficaram mais claros:
1. A verdadeira questão não é o numero elevado dos que pedem o batismo (ou outro sacramento) mas a sua formação doutrinal;
2. Por isso, é preciso investir mais na formação dos catequistas e na escolha dos padrinhos e madrinhas;
3. Os que, vindo do interior do país, querem receber um sacramento em Bissau, não deveriam ser impedidos; devem ser deixados livres de escolher a paroquia;
4. No que diz respeito ao batismo das crianças, não se deve ser demasiado rigorosos; se estiverem presentes as condições mínimas exigidas pelo Código de direito canónico  o pároco não deveria negar o batismo a quem o pede.
A tarde foi consagrada à eleição dos seis membros do Conselho presbiteral que os padres podem eleger. Estavam presentes 39 padres. Ficaram eleitos:
- P. Domingos Cá (20 votos), o único padre a ser eleito na 1a votação;
- P. Francelino  Nhaga (27 votos)
- P. Celso Corbioli (22 votos)
- P. Victor Quematcha (21 votos)
- P. Alberto Zamberletti (17 votos)

- P. Augusto Djata (17 votos).

Sem comentários:

Enviar um comentário