sábado, 28 de abril de 2018

Triunfo da 2ª Jornada do Bispo


Uma grande multidão respondeu presente à 2ª Jornada do Bispo, que teve lugar no liceu João XXIII nos dias 21 e 22 de Abril de 2018. O lema escolhido era provocador, desafiante: “Eu sou pedra viva. E tu?” Um claro convite a todos os cristãos para que não vivam uma "fé a tempo" ou só quando lhes apetece, mas  como pessoas autênticas, comprometidas. 
Durante esses dois dias a gente “apertou” os seus bispos, solidarizando com eles, partilhando momentos de festa e de alegria. Foi um testemunho muito bonito, espontâneo, genuíno. 
Os momentos mais fortes foram a marcha, ao longo da avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, que teve lugar no sábado 21, pelas 6h00 com partida da rotunda do aeroporto e chegada ao portão da Cúria diocesana. Os dois bispos quiseram marcar presença e andar com a gente. A gente apreciou muito este gesto. A tarde, houve jogos de bola. O primeiro jogo foi jogado entre as irmãs e as mulheres da comissão preparatória da Jornada e, em seguida, os padres contra os membros masculinos da mesma comissão. Foram dois jogos "históricos", apaixonantes. As irmãs surpreenderam todos com o seu jogo de equipa, que mostrou logo a sua superioridade sobre as adversárias (no fim elas ganharam o jogo por 2-1). Por seu lado, os padres, suportados pelos dois bispos (que jogaram toda a primeira parte) concluíram o jogo com um brilhante empate (1-1). Ambos os resultados sao excepcionais, considerando que padres e irmãs não brilham pelo seu atletismo.  
E vamos para o dia domingo, onde o momento clou foi a s. missa, presidida pelo D. José Câmnate que era ladeado pelo seu auxiliar e por uma vintena de padres. A notar que a comunidade anglófona celebrava naquele dia o 11 aniversario da sua fundação. Entre os dons levados ao altar havia um bode, três sacos de arroz, um saco de cebolas, bebidas (agua, sumo, etc.).
Durante os dois dias funcionou uma cozinha muito eficiente que vendeu vários pratos de comida: cafriela, caldo de chabeu, caldo de mancarra, feijoada a preços razoáveis. No sábado foi organizado também um espectáculo de danças, cantigas e peças oferecido pelos alunos dos nossos jardins. 




Sem comentários:

Enviar um comentário