sábado, 15 de setembro de 2018

A diocese de Bissau tem novo padre

Maiuca Gomes Tè, filho de Tcami Té e de Bato Cá, ambos falecidos, nasceu em Takir, zona de Antula (Bissau), a 1 de Maio de 1981. Viveu uma infância muito difícil: não tendo dinheiro para ir à escola, ele mesmo ia pescar todos os dias para sustentar os seus estudos.
Mais tarde, as irmãs de N’Dame notaram este menino e decidiram ajudá-lo. No mesmo tempo ele começou a frequentar a catequese tendo sido batizado em Antula no dia 23 de Maio de 2004. Neste mesmo ano Maiuca entrou no seminário menor diocesano, atraído pelos missionários do PIME, em particular pelo p. Leopoldo Pastori, responsável do centro de espiritualidade de N’Dame. Em 2008 ingressou no seminário maior para os estudos de filosofia e teologia. Tendo concluído a teologia, fez o “ano diaconal” em Bôr (2015/16), para depois ser enviado a Suzana, onde foi ordenado diácono a 17 de Dezembro de 2016. Nesta paróquia ele foi ordenado padre no dia 15 de Setembro de 2018.

A celebração, muito bem preparada e vibrante, contou com a presença dos dois bispos da diocese e dezasseis padres concelebrantes. O sagrado rito começou na casa do “padrinho” com uma procissão que acabou diante da igreja, onde os bispos o atendiam. O momento mais tocante foi quando o neo-ordenado, querendo agradecer as muitas pessoas que o ajudaram na sua caminhada ficou tão emocionado que não conseguia ir em frente e teve de interromper o seu discurso.
No fim, a sua comunidade de origem (Antula) quis vesti-lo com os trajes do homem velho (=ancião) pepel, colocando-lhe pano, chapéu e machado. Um almoço comunitário, oferecido a todos os hóspedes, concluiu dignamente este dia tão emocionante.






Sem comentários:

Enviar um comentário