quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Primeira reunião do Conselho pastoral diocesano

No dia 26 de setembro, sob a presidencia de D. José Camnate na Bissign, reuniu-se o "Conselho pastoral diocesano" estando presentes 24 participantes. Na ordem do dia constavam os seguintes pontos: a) Análise da situação socio-política; b) Apresentação do tema do novo ano pastoral; c) Revisão da nomenclatura dos órgãos diocesanos de pastoral e programação do ano pastoral 2018/2019; d) Jubileu do SCEAM.


Abordando o primeiro ponto, o Dr. José António Mendes Pereira, consultor jurídico da diocese, falou da situação preocupante do país, com um governo de transição muito fragil e com poucos meios economicos, que está a organizar as eleições (previstas para 18 de novembro) num clima de grande tensão e fragmentação (calcula-se que já temos 46/47 partidos politicos registados). Mencionou as "engenherias jurídicas" da classe dirigente que prefere as soluções provisórias à observância das normas jurídicas.

Em seguida, o fr. Renato Chiumento, apresentou com um power-point, o tema do ano pastoral que foi escolhido pelos nossos dois bispos: "A nova evangelização ao serviço da fé e do discernimento vocacional". Explicou o sentido dos diferentes termos e quais são as implicações e os desafios que encerram. Disse que nos próximos dias será publicado um subsídio de acompanhamento para uma melhor compreensão e aplicação do tema na vida da diocese.

Finalmente, o p. Francelino António Nhaga, vigário judicial da diocese, apresentou a nova nomenclatura dos órgãos diocesanos de pastoral, explicando que "os nomes mudam, mas a estrutura ou organigrama da diocese continua como está". Eis algumas mudanças de terminologia.
  • A assembleia diocesana de pastoral chama-se agora "Sínodo diocesano" (SD); 
  • O secretariado diocesano de pastoral chama-se "Conselho diocesano de pastoral" (CDP);
  • O setor pastoral chama-se "Vigararia forânea" (VF);
  • O Conselho pastoral de setor chama-se "Conselho pastoral da Vigararia Forânea" (CPVF).
  Por outro lado, as comissões diocesanas continuam com a mesma designação: a comissão da catequese, por exemplo, continua com o mesmo nome: "Comissão diocesana de catequese" (sigla: CDC). E assim todas as outras comissões diocesanas.

O mesmo orador apresentou também o documento sobre o "Jubileu do SCEAM" (=Simpósio das Conferências Episcopais de Africa e Madagascar): quer dizer, a celebração dos 50 anos de fundação desta instituição que coordena todo o trabalho pastoral da Igreja católica em Africa. Segundo a intenção dos bispos africanos, este Jubileu, cujo tema é: Igreja-família de Deus em Africa, celebra o teu Jubileu! Proclama Jesus Cristo, teu Salvador, tem como objetivo: "Celebrar em acção de graças as maravilhas de Deus, o dom do batismo e da Igreja. Reviver o caminho percorrido em vista de nos enraizarmos em Cristo e nos comprometermos decididamente com fé na missão da proclamação do Evangelho com os factos e em palavras."

Na conclusão do encontro, D. José tomou a palavra para agradecer a presença e a disponibilidade de todos e fez votos que este ano pastoral seja belo e fecundo, apesar dos muitos desafios que estão à nossa frente.


Sem comentários:

Enviar um comentário