sábado, 1 de junho de 2019

Visita do Bureau Exécutif da URCAO-RECOMSWA à Guiné-Bissau


Nos dias 26 de maio a 1 de junho a Igreja da Guiné-Bissau teve o privilegio da visita do Bureau exécutif  da URCAO/RECOMSWA, cuja sede encontra-se no Benim. Mas o que é a URCAO/RECOMSWA?

A sigla URCAO significa União regional das Conferências dos Superiores Maiores da África do Oeste, enquanto a sigla RECOMSWA é a versão inglesa da mesma instituição.  Ela é nova e acaba de organizar a sua primeira reunião do Bureau exécutif em Cotonou (Benim) nos dias 11 a 14 de abril de 2018. Como é noto, a URCAO reúne todos os religiosos e as religiosas dos países da sub-região de língua inglesa, francesa e portuguesa.


A Guiné-Bissau foi, portanto, o país de escolha para a segunda reunião do Bureau, que estava presente quase ao completo: o p. Guillaume Kambounon (presidente), a ir. Monique Oni (vice-presidente), a ir. Annielle Folitse (tesoureira) e a ir. Marie-Antoinette Dossou (secretaria). Um quinto membro do bureau chegaria mais tarde (na quinta-feira).

Durante a sua estadia na Guiné o grupo teve encontros com várias entidades, entre os quais o Bispo de Bissau, D. José Camnate na Bissign, que é neste momento o vice-presidente da RECOWA (Regional Conference of the Bishops of West Africa). O encontro foi muito alegre e frutuoso. Além disso, o grupo visitou a sede da emissora católica Radio Sol Mansi, gravando uma entrevista de meia-hora sobre a natureza, os objetivos e as atividades da URCAO/RECOMSWA. 

Os hospedes ficaram tão felizes com o acolhimento por parte dos  religiosos que prometeram voltar assim que possível. A ir. Marie-Antoinette regressando ao país, escreveu em nome do grupo para agradecer: "Nous sommes bien rentrés chez nous. Nous avons une très bonne impression de la Guinée. Un très bon souvenir du zèle apostolique des Agents pastoraux que vous êtes. Merci au  Seigneur."

Sem comentários:

Enviar um comentário