sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Conclusão da terceira sessão do Sínodo Diocesano

Depois de quatro dias de intenso trabalho, foi encerrada ontem a terceira sessão do Sínodo Diocesano com uma Declaração Final que foi lida durante a s. Missa de encerramento. Eis o texto:



DIOCESES DE BISSAU
SÍNODO DIOCESANO 
“NOVA EVANGELIZACAO” 

  DECLARAÇÃO FINAL DA TERCEIRA SESSÃO SINODAL 2018

Irmãs e irmãos em Cristo,

Chegamos ao fim dos trabalhos da 3ª sessão do 1° Sínodo Diocesano que versou sobre “Os desafios da Nova Evangelização”.

Louvemos, antes de tudo, ao Deus da Misericórdia pela abundância de graças derramadas sobre os sinodais que se dispuseram de forma pessoal e colectiva a prosseguir, com fé e espírito de serviço, os objetivos desta terceira e última Sessão.

Durante 4 dias de intensos trabalhos, os sinodais tiveram como referencias a Sagrada Escritura, a Doutrina Social da Igreja e outros documentos e isto foi um sinal inequívoco de uma devida apropriação da verdadeira sentido da NOVA EVANGELIZAÇAO cuja substancia é a renovação das modalidades do seu anuncio, da sua divulgação, da sua aplicação no atual contexto e realidade da Guiné-Bissau.

A convergência em torno da preservação dos valores do Evangelho, foi o sinal mais forte desta Sessão, pois, não obstante a composição difusa dos sinodais: Padres, Irmãs e Leigos, todos, de forma individual e coletiva, reafirmaram o seu apego incondicional aos ensinamentos de Jesus Cristo.
Os trabalhos do grupo foram espaços em que se fez sentir também a acção do Espírito Santo, levando os participantes a terem uma maior paixão e mais fantasia na missão de anunciar o Evangelho a todas as pessoas.

Perante os sérios desafios do nosso tempo, particularmente na Guiné-Bissau, esta terceira Sessão do I Sínodo Diocesano deu um sinal de alerta à nossa Igreja, sobre a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre alguns setores da nossa vida eclesial e em sociedade, nomeadamente:



1. Estruturas pastorais
2. Fé e razão
3. O cristão e a politica
4. A pastoral vocacional
5. A pastoral universitária
6. A pastoral juvenil
7. Grupos e movimentos nas Paroquias
8. Ecologia e protecção do meio ambiente.

Irmãs e irmãos em Cristo,

Durante quatro dias meditamos sobre oito temas sincronizados e interdependentes entre si, pois constituem os caminhos que a Igreja deve percorrer na sua convivência com Deus e com os irmãos.

Os consensos alcançados, as experiencias partilhadas, os ensinamentos colhidos, o espírito de fé que animou as discussões em torno dos oito temas, são a expressão de uma Igreja que quer ser mais viva, dinâmica e atuante, mergulhada na procura de novos caminhos para uma Evangelização renovada no seu percurso e na sua adequação às demandas sociais do nosso tempo.

No fim desta terceira Sessão, os Sinodais rogam ao DEUS DA MISERICORDIA para que, com a assistência do Espírito Santo, as palavras, as pregações e as acções dos nossos Pastores, o Bispo da Diocese e o seu Auxiliar, Padres, Irmãs, Consagrados e Leigos, sejam o testemunho fiel e profético de uma Igreja renovada e mais preparada para se afirmar como sal e luz do Povo Guineense.

Que Deus Pai Todo Poderoso e Senhor da Vida, ilumine as orações dos políticos e governantes da Guiné-Bissau, despertando neles o espírito de serviço em ordem a se encontrar uma solução consensual para a saída desta persistente e sufocante crise que abala o País já lá vão três anos, pois à Deus, na sua infinita bondade, nada é impossível.

Que o Emmanuel se manifeste incessantemente e habite os nossos corações!

Que Nossa Senhora de Candelária, Mãe de Deus e Nossa Mãe cubra cada um de nós com o seu manto sagrado!

Que o Espírito Santo Paráclito renove um cada um de nós o espírito de fé, esperança e caridade e a todos ilumine!

Paróquia de S. João Batista de Brá, em Bissau, 11 de Janeiro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário