domingo, 30 de dezembro de 2018

D. José inaugura solenemente a igreja de S. Francisco de Assis, em Antula


 Construída pelos padres oblatos num tempo recorde, a igreja de S. Francisco de Assis, em Antula, nos arredores de Bissau, foi hoje inaugurada pelo Bispo de Bissau, D. José Camnate na Bissign. A solene cerimónia foi marcada pela presença do Presidente da Republica, José Mário Vaz, e por muitíssimos fiéis vindo de toda a Guiné e mesmo do Senegal e da Itália. Quiseram também participar vários padres oblatos, entre os quais o superior provincial da Província de Itália e Espanha (p. Gennaro), o regional do Senegal (p. Luís Djedjo) e outros padres e irmãs da família franciscana. A destacar a presença do fr. Mário Jorge Rego Barbosa OFM, que foi o segundo pároco da paróquia, e de algumas irmãs portuguesas: a ir. Rosaria e a ir. Germana, entre outras.

A celebração eucarística dominical, presidida pelo D. José Camnate, contou com a presença do bispo de Bafatá, D. Pedro Carlos Zilli, e alguns padres guineenses (era domingo!); entre os celebrantes podiam distinguir-se ainda o p. Sergio Marcazzani (antigo ecónomo da diocese) e alguns padres do PIME. Pela ocasião foi convidado também o coral da paróquia de Marie Immaculée de Parcelles Assainies (Dakar), que, juntamente com o coral da paróquia de Antula, animaram maravilhosamente a celebração. Para além dos cânticos, houve também vários momentos de dança muito bonitos.

Entre os momentos mais emocionantes, convém lembrar as intervenções do fr. Mário Jorge, da ir. Rosária e do artífice da construção, p. Giancarlo Todesco, que quis fazer o historial da obra, lembrando construtores e benfeitores. A obra, cuja construção durou cerca de quatro anos (tendo iniciado a 1 de Janeiro de 2015), custou 467 milhões de FCFA, sem contar os muitos donativos e os descontos, que contribuíram para que o custo não fosse mais elevado. Várias obras foram doadas de graça (por ex., o sacrário em ferro batido e os painéis) ou descontadas de 50% (portas, estátuas e janelas). Os fiéis da paróquia também contribuíram sensivelmente. O  técnico da obra foi o senhor Augusto da Silva, a empresa construtora a AGS construção s.a.r.l. e o fiscal da obra o senhor Andrea Zanella. 

O desenho da nova igreja, que apresenta na parte da fachada duas torres, quer representar - na intenção do arquitecto - Jesus que, com os braços abertos, abraça e acolhe a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário