sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O seminário maior comemora o falecimento de D. Settimio



D. Settimio, primeiro bispo da diocese de Bissau, foi uma figura de destaque para a sua diocese, tanto que alguém chegou a dizer que “era um Guineense que nasceu por engano na Itália” (D. Settimio era de origem italiana). Nesta terra de Guiné ele viveu como missionário durante 44 anos, tendo chegado em 1955 com dois confrades franciscanos para servir aos leprosos de Cumura. Em seguida ele foi nomeado bispo (em 1977) da recém-criada diocese de Bissau, trabalhando incansavelmente pela implantação da Igreja nos difíceis anos da independência. 

Faleceu inesperadamente a 27 de Janeiro de 1999, enquanto estava a regressar de Itália para tentar mediar entre as partes em conflito (o presidente Nino e o general Ansumane Mané). Não conseguiu, mas o seu exemplo de homem de paz marcou profundamente a sua diocese.
Hoje o seminário maior inter-diocesano quis lembra-lo com uma Jornada Académica. Depois da s. Missa houve uma palestra  subordinada ao tema: “Preparar os futuros sacerdotes para enfrentar os desafios a nova evangelização”, oferecida pelo bispo auxiliar de Bissau, D. José Lampra Cá. 


Sem comentários:

Enviar um comentário