quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Sentido do Sagrado


Tema de reflexão a caminho do sínodo 2017

Em todas as religiões, entende-se por sagrado o estado de um ser ou de um objeto em que se acredita estar revestido de uma força que o diferencia da força comum.
O sentimento do Sagrado nasce do conhecimento natural que temos do Ser Supremo como causa de todas as coisas. Nasce igualmente do conhecimento que temos de que, este tal Ser Supremo é Perfeito, é Santo e nós, enquanto seres humanos (homens e mulheres), somos limitados, impotentes e por isso, totalmente dependentes de tal ou tal Ser Supremo.
Com base neste conhecimento, cria-se em nós, seres humanos, a diferença e a distância entre o Mundo Divino e o mundo humano e dai, nasce automaticamente o respeito e o medo face a todas as manifestações sobrenaturais.
Reconhecendo que tal pessoa, tal objeto ou meio é sagrado, porque investido de força sobrenatural, força divina, a atitude a adotar será inevitavelmente aquela de religioso respeito para com ele de medo a não ser atingido por qualquer desgraça.
O Sagrado é tudo o que é separado, oculto, que não deve ser exposto, que é diferente e extraordinário. Desta feita, todos os lugares de culto são considerados de sagrados; as pessoas que no nosso dizer de Católicos receberam os Sacramentos ou todos os que foram investidos de força divina são todos consagrados e devem se subtrair de tudo quanto pode obscurecer a sua santidade.

P. Antonio Imbombo 

Sem comentários:

Enviar um comentário