quinta-feira, 2 de junho de 2016

OS SACRAMENTOS



Tema de reflexão a caminho do sínodo 2017

A palavra Sacramento deriva do latim “SACRAMENTUM”, traduzido em grego por “MYSTÉRION” e em português por Mistério.
Entre os Católicos, a palavra sacramento entende-se um sinal sensível e eficaz da graça instituído por Jesus Cristo, para santificar nossas almas."A Igreja Católica celebra sete sacramentos, que são: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Reconciliação, a  Unção dos enfermos, a Ordem e o Matrimónio.
No dizer de S. Tomás de Aquino, "todos os sacramentos estão ordenados para a Eucaristia «como para o seu fim»
Na Eucaristia, renova-se o Mistério Pascal de Cristo, atualizando e renovando assim a salvação da humanidade
Na Igreja Católica, os sacramentos são atos rituais destinados aos fiéis, para eles receberem a graça de Deus, e destinado também a conferir sacralidade a certos momentos e situações da vida cristã. Eles foram instituídos por nosso Senhor Jesus Cristo como "sinais sensíveis e eficazes da graça mediante os quais nos é concedida a vida divina" ou a salvação e foram confiados à Igreja. Através destes sinais ou gestos divinos, "Cristo age e comunica a graça, ou seja, os Sacramentos agem unicamente pela força da vontade de Cristo (= ex opere operato), isto é pela constitutiva eficácia, independentemente da disposição ou da santidade do ministro, embora "os frutos dos sacramentos dependam das disposições de quem os recebe".
Ao celebrar os sacramentos, a Igreja Católica, através das palavras e elementos rituais, alimenta, exprime e fortifica a sua fé e a fé de cada um dos seus fiéis. Estes sinais de graça constituem uma parte integrante e inalienável da vida cristã de cada fiel.
Os sacramentos são necessários para a salvação dos crentes por conferirem a graça de Deus, "o perdão dos pecados, a adoção de filhos de Deus, a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja".
Sendo gestos de Deus na vida de cada crente, os Sacramentos são por isso considerados:
  • Sinais Sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada e espiritual;
  • Sinais Eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
  • Sinais da Graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
  • Sinais da Fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé.
Os Sacramentos dividem-se em três categorias a saber:
  • sacramentos da Iniciação Cristã (batismo, confirmação e eucaristia) que "lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia";
  • sacramentos da cura (penitência e unção dos enfermos);
  • sacramentos ao serviço da comunhão e da missão (ordem e matrimónio).
Estes sacramentos podem ser também agrupados em apenas duas categorias:
  • os que imprimem permanentemente caráter e deixam uma marca indelével em quem os recebe, e que, por isso, só podem ser ministrados uma vez a cada crente, sendo eles o batismo, o crisma, o matrimónio e a ordem;
  • os outros de facto,  podem ser ministrados reiteradamente.
Para que os Sacramentos dêem frutos em nossa vida, é preciso a fé, a determinação de se lançar na sequela Christi; trabalhar em todos os tempos e lugares para a defesa da nobreza e integridade desta fé. Para isso, aquele que recebe os Sacramentos deve viver integralmente os Mandamentos, e mantendo-se sempre unido à Comunidade dos crentes para junto aguardarem na oração e prática de boas obras a vinda final de Nosso Senhor Jesus Cristo.

P. Antonio Imbombo  

Sem comentários:

Enviar um comentário