terça-feira, 28 de junho de 2016

A diocese de Bissau reúne o secretariado diocesano de pastoral

Nos dias 28 e 29 de junho a diocese convocou o secretariado diocesano de pastoral para uma reunião de avaliação do ano. Foram dois dias ricos de ideias, sugestões e testemunhos que mostraram a vitalidade e a riqueza da nossa diocese e das suas 27 paroquias, mas também as suas muitas fraquezas (sobretudo em recursos humanos e financeiros).
O primeiro dia foi consagrado à avaliação do ano pastoral por parte das comissões diocesanas, dos setores pastorais e de algumas paróquias. O segundo dia, por outro lado, serviu para ouvir os relatórios de algumas comissões "especiais": pastoral do dizimo, Jornada do Bispo. Um grande espaço foi dado ao bispo auxiliar, D. José Lampra Ca', para que informasse sobre os preparativos do Sínodo diocesano de 2017, sobre o qual há ainda muita desinformação. As intervenções do bispo e do fr. Renato, responsável pela subcomissão da comunicação social, ajudaram a esclarecer todas as dúvidas e incertezas. A publicação do muito esperado Instrumentum laboris está programada para o início do mês de outubro. Com este documento o sínodo entra na fase final da sua preparação.

A impressão geral é que a nossa diocese tenha muitas potencialidades, que infelizmente não são utilizadas por falta de coesão e de uma maior coordenação.


Sem comentários:

Enviar um comentário