segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O grupo Familia de Deus lança o seu terceiro album



O grupo musical “Família de Deus”  lançou no dia 9 de Setembro o seu terceiro álbum musical, intitulado “No lova Deus”. Este novo álbum contem doze cânticos novos que cobrem as diferentes partes da s. Missa. O lançamento foi feito através de um concerto que foi organizado no liceu Joao XXIII às 17:00 daquele dia. 


Jovem da congregação dos Josefinos é ordenado padre



Um jovem Josefino, Francisco Rodrigues Ocante Có, foi ordenado padre no passado dia 9 de Setembro no salão polivalente da paróquia de S. António de Bandim.. A cerimónia, que foi presidida pelo bispo auxiliar de Bissau D. José Lampra Cá, contou com a presença de vinte e três padres. O jovem Francisco, natural da paróquia de Bandim (zona 7), fez os seus estudos secundários na Guiné e depois foi para o estrangeiro: Gana (onde fez o noviciado e estudou filosofia) e Italia (Viterbo), onde fez a teologia. Ele é o terceiro padre guineense ordenado nesta congregação.
O instituto dos Josefinos chegou à Guiné em 1984, sendo o p. Giovanni Martelli (atual pároco de Bula) um dos pioneiros. Atualmente os padres josefinos estão presentes em duas localidades (Bula e Bissau), onde abriram dois centros de formação profissional (CIFAP).  


terça-feira, 5 de setembro de 2017

Franciscanos organizam retiro anual em N'Dame

A ir. Silvia apresenta o programa do "Dia franciscano"
Respeitando a tradição, a família franciscana da Guiné realizou mais um retiro de 27 de Agosto a 2 de Setembro no centro de espiritualidade de N’Dame. Pela primeira vez o retiro era aberto também aos outros institutos religiosos presentes na Guiné-Bissau, uma novidade que fez com que havia bem 52 participantes! O tema do retiro era A evangelização franciscana na Guiné-Bissau. O pregador foi o fr. Victor Quematcha, que é o custódio (=responsavel dos franciscanos menores na Guiné). Segundo os testemunhos recolhidos, a gente gostou muito do tema, quer pela sua atualidade quer pela brilhante apresentação. 


No dia sábado pois houve, em Brá, o “Dia franciscano” que reúne anualmente todos os franciscanos da Guiné, incluindo OFS (=Ordem franciscana secular) e JUFRA (=Juventude franciscana). O memo fr. Victor apresentou um resumo do seu tema.

Ao meio-dia todos os participantes se uniram na igreja de Brá para a celebração eucarística, que foi muito bem animada pela coral da JUFRA de Brá, enquanto o grupo JUFRA de Antula fez a procissão ofertorial. Na parte da tarde, o fr. Viriato (franciscano de Bra) coordenou um momento de recreio, onde intervieram a JUFRA
e algumas irmãs que apresentaram algumas peças ligadas ao tema do retiro. Os participantes foram cerca de 120.