sábado, 29 de janeiro de 2022

D. José Lampra Cá toma posse como 3° bispo de Bissau

 Neste sábado 29 de janeiro, a Sé-Catedral foi tomada de assalto pelos fiéis da diocese que não queriam perder o grande acontecimento: a "tomada de posse" de D. José Lampra Cá como novo bispo de Bissau.Também marcaram presença as máximas autoridades do Estado, quer dizer, o Presidente Sissoko e o Primeiro Ministro Nuno Nabiam. As outras dioceses também quiseram presenciar enviando uma representação, como Ziguinchor e Bafatá. 

O novo bispo, que tem 58 anos de idade e nasceu na região de Biombo, na sua homilia, hesortou os fiéis a rezar por ele, agradeceu pela organização da festa, e lançou o desafio de trabalharmos juntos pelo paz, a justiça e o desenvolvimento do país e da diocese. 





quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Semana cultural comemorativa no aniversário do falecimento de D. Settimio A. Ferrazzetta

 O seminário maior interdiocesano quis comemorar mais uma vez o seu saudoso bispo, D. Settimio A. Ferrazzetta, no aniversário do seu falecimento com uma "semana cultural". O início das celebrações foi no dia 27 deste mês com uma s. missa e um cocktail oferecido aos presentes. 






sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Três dias de debate sobre os "diálogos inter-religiosos"

 Patrocinado pela ONG "N'Dakoulan inhene-Grupo de kumpuduris di paz", teve lugar em Bissau um singular debate sobre "Diversidade religiosa e laicidade do Estado na terra ku no djunta". O programa, muito intenso, estendeu-se sobre três dias: 18, 19 e 20 de janeiro de 2022. No primeiro dia houve a abertura dos "diálogos inter-religiosos" na biblioteca da Universidade Amilcar Cabral e uma peça de teatro subordinada ao tema: "Anos i un son" com intervenções da plateia; no segundo dia, debates sobre diferentes temas: religião como instrumento de paz, religião e cidadania, radicalismo religioso e as suas consequências, exercício da liberdade religiosa, etc. No terceiro dia, perto do monumento dos mártires de Pindjiguiti, houve a apresentação das propostas saídas da sessão de teatro legislativo (1° dia) e das sugestões saídas dos debates em espaço aberto (2° dia). 


 

Os três dias culminaram com uma caminhada aos herois e heroinas nacionais na fortaleza de Amura e a deposição duma coroa de flores. 














quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Preparativos para a "tomada de posse" do novo bispo de Bissau, D. José Lampra Cá

 O recém-nomeado bispo de Bissau (10 de dezembro de 2021) vai tomar posse no próximo sábado 29 de janeiro de 2022, na Catedral de Bissau pelas 10h00. Todos os cristãos das duas dioceses de Bissau e Bafatá são convidados a participar deste grande evento histórico, que certamente irá marcar a história da nossa diocese e do nosso país. Pela crónica, D. José Lampra Cá é o terceiro bispo de Bissau, depois de D. Settimio A. Ferrazzetta e D. José Camnate na Bissign. Ele é de origem pepel, tendo nascido em Blom de Biombo em 5 de janeiro de 1964. Ele foi ordenado bispo a 12 de novembro de 2011. 



domingo, 16 de janeiro de 2022

A comissão vocacional diocesana organiza uma "feira vocacional"

 No dia 15 de janeiro a comissão vocacional quis realizar uma "feira vocacional" segundo um esquema já consolidado. Foi uma experiência fantástica segundo os participantes. Houve 17 institutos religiosos que prepararam os seus dísticos e cartazes, apresentando o próprio carisma aos que passavam pela sua sala. O próprio bispo de Bissau, D. José Lampra Cá, quis visitar a insólita feira deixando a sua benção e uma mensagem encorajadora. O p. Jaime (PIME) presidiu a celebração eucarística encorajando os vocacionados na sua homilia e convidando-os a praticar quatro coisas: rezar, servir, ter um diretor espiritual e estar abertos à possibilidade dum discernimento vocacional. 

Escreveu a ir. Paula Sanhá: "Os vocacionados ficaram muito felizes e animados. Parabéns. Um abraço." Uma outra irmã também felicitou a iniciativa: "Parabéns, foi tudo muito lindo."