sábado, 31 de maio de 2025

A diocese de Bissau tem três novos padres







 Hoje, 31 de maio de 2025, o bispo de Bissau ordenou três novos padres na igreja paroquial de Antula, nos arredores de Bissau. Os seus nomes são: p. Abeuca António Ano Mendes (paróquia de Cristo Redentor), p. Mário Infanda (paróquia de Farim) e p. Matias Sencabui Manga (paróquia de Suzana). 


A ordenação contou com a presença de cerca de cinquenta sacerdotes concelebrantes e do bispo emérito D. José Camnate, sendo D. José Lampra Cá o bispo ordenante. O grupo coral foi extraordinário.









sábado, 26 de abril de 2025

Diocese confia a Deus o papa Francisco

 No sábado 26 de abril houve a s. Missa de sufrágio pelo saudoso papa Francisco, que nos deixou no passado 21 de abril. 



terça-feira, 15 de abril de 2025

Diocese celebra a S. Missa crismal na catedral

  

Alguns dos novos missionarios

Foi diante de uma assembleia de fiéis muito grande que a diocese celebrou hoje a S. Missa crismal na Sé-Catedral com o bispo emérito D. José Câmnate na Bissign, o vigário geral p. Davide Sciocco, e cerca de cinquenta padres vindos de todas as paróquias.

O bispo D. José Lampra Cá enviou uma saudação calorosa a partir da Itália onde se encontra a fazer controlos de saúde. Foi a ocasião de conhecer os novos missionários e missionarias, e alguns que regressaram depois de um tempo no país de origem. A destacar a presença das Irmãs Missionarias “Regina Pacis” em Bubaque desde o dia 6 de setembro de 2024: são uma nova congregação que chegou à Guiné pela primeira vez. E os 50 anos de ordenação sacerdotal do p. Celso Corbioli, OMI.

Não faltou um momento de dança de alguns padres (guineenses e senegaleses), depois da s. comunhão, que foi muito apreciado. Depois de s. missa na catedral, um almoço comunitário com todos os padres concluiu a belíssima celebração. 

Foto de grupo com D. José Camnate na Bissign

 

sábado, 8 de março de 2025

Fr. Victor Luís Quematcha é nomeado bispo de Bafatá

 

O franciscano fr. Victor foi nomeado hoje, 8 de março de 2025, bispo de Bafatá. O neo-eleito é um frade franciscano e pertence à Custódia de S. Francisco de Assis na Guiné-Bissau.

Neste momento ele está em Roma, onde – desde 2021 – exercia o serviço de Conselheiro geral para África e Médio-Oriente ao nível dos Frades Menores. A nomeação foi anunciada hoje, às 11h00, em conferência de imprensa e através das redes sociais.

O fr. Victor Luís Quematcha nasceu em Cumura a 27 de abril de 1967, foi seminarista franciscano e posteriormente entrou na Ordem franciscana onde professou solenemente no dia 30 de agosto de 1997. Três meses depois foi ordenado diácono (06/11/1997) e em seguida sacerdote (02 de maio de 1998, em Nhoma).

A nível dos frades menores ele foi custódio da Custódia de s. Francisco de Assis de 2009 a 2018.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Abertura do Ano Jubilar na diocese de Bissau no dia 29/12/2024

 

 
 Também a nossa diocese decidiu abrir o Ano Jubilar no dia 29 de dezembro, de acordo com todas as dioceses do mundo. Foi o nosso bispo, D. José Lampra Ca' que presidiu a solene abertura, que foi precedida por uma procissão que desfilou pelas ruas principais de Bissau e culminou com a s. Missa na Sé-Catedral de Bissau. A cerimónia contou com a participação de muitíssimas pessoas vindas de todos os cantos da diocese.

O lema do Jubileu 2025, por decisão do papa Francisco, é centrado na virtude da esperança: "Spes non confundit - a esperança não engana" (Rom 5,5). 

Na sua mensagem à Diocese D. Lampra especifica as condições exigidas para lucrar a indulgencia deste Ano Jubilar: confissão, comunhão, visita de uma igreja "jubilar" (para a nossa diocese são três: Catedral de Bissau, santuário de N. Senhora em Cacheu e igreja de Mansoa) e reza de uma oração para o papa e uma outra oração para a Igreja. 








sábado, 16 de novembro de 2024

Faleceu o antigo Vigário Geral da nossa Diocese: fr. João Dias Vicente, OFM

 FALECIMENTO


Frei João Dias Vicente, OFM Sacerdote Franciscano

Faleceu, ontem, 14 de novembro, pelas 6.00 horas, na Enfermaria Provincial, Luz, Lisboa, o Frei João Dias Vicente.

João Dias Vicente, nasceu em Palhota, Vila de Rei, a 17 de julho de 1939, filho de Francisco Vicente e de Ana da Conceição, tomou hábito a 14 de agosto de 1955 e fez a profissão temporária a 15 de agosto de 1956; profissão perpétua a 8 de dezembro de 1960 e ordenação sacerdotal a 21 de julho de 1963.

No ano letivo 1963-1964 frequentou o Instituto Católico de Toulouse (França), onde se licenciou em Filosofia Cristã. Com esse diploma pôde entrar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo curso de História frequentou até 1969. Nela defendeu tese de licenciatura em História em 1974, intitulada 
D. João II e o Beneplácito Régio em Portugal. De 1969 a 1972 serviu em Moçambique a Marinha de Guerra na qualidade de Capelão Militar; a seguir, preparou, em Lisboa, a citada tese, de 1973 a 1975.

Foi Mestre dos Estudantes de Filosofia no convento da Portela, Leiria. Eleito nesse ano Definidor, renunciou ao cargo para se dedicar à Missão franciscana da Guiné, aonde chegou a 11 de novembro de 1975. Em Bissau foi coadjutor da paróquia da catedral, professor no liceu da capital e diretor da revista 
Caminhos Africanos.

Doença pulmonar reteve-o em Lisboa de 1981 a 1983. Retornando à Guiné, foi Superior dos Franciscanos Portugueses (1984-1988 e 1999-2005), Delegado do Ministro Geral para a África Ocidental (1986-1989), Pároco de Santo António de Bandim (Bissau) (1987-1988), VigárioGeral da Diocese de Bissau (1988-1999).

A 6 de dezembro de 2005 a Cúria Geral nomeia-o primeiro Custódio da nova Custódia “São Francisco de Assis” da Guiné-Bissau, dependente da Província de Santo António de Veneza (Itália), cargo que exerceu até 2009.

Colaborou regularmente no “Itinerarium”, onde publicou a tese de licenciatura e outros trabalhos de fundo sobre a história das missões da Guiné; no mensário “Missões Franciscanas” e também na revista “Paz e Alegria”. Colaborou na fundação do boletim informativo e doutrinário da Família Franciscana da Guiné-Bissau 
Sol Mansi.

Regressou definitivamente a Portugal, em julho de 2012, tendo sido eleito Vigário Provincial no Capítulo de 2013. Foi ainda guardião do Convento de Montariol no triénio 2013-2016 e de Coimbra de 2016-2019; mas desde 2018 que tem vivido na Enfermaria Provincial devido ao seu estado de saúde cada vez mais debilitada.

Homem inteligente e de trato fino, de uma enorme capacidade de diálogo, muito estimado entre os seus irmãos. Durante o tempo de vida missionária foi muito apreciado pela Igreja e pela sociedade guineense, pela qual trabalhou afincadamente com sentido de responsabilidade e competência.

O seu corpo estará, no dia 18 (segunda-feira), em câmara ardente na igreja do Convento da Imaculada Conceição à Luz, Lisboa, a partir das 9.30 horas. Às 13.15 horas será celebrada a Missa Exequial, seguindo depois para o cemitério dos Prazeres, Lisboa.


Lisboa, Cúria Provincial, 15 de novembro de 2024

sábado, 26 de outubro de 2024

A diocese de Bissau tem três novos diáconos

  


A diocese de Bissau teve a felicidade de acolher três novos diáconos neste sábado, 26 de outubro, os quais foram ordenados pelo seu bispo D. José Lampra Cá, tendo ao seu lado o bispo emerito D. José Camnate na Bissign. A cerimonia teve lugar na igreja paroquial de S. Francisco de Assis, Antula, na periferia de Bissau. Os nomes dos novos ministros ordenados são: Abeuca António Ano Mendes, Mário Infanda e Matias Sencabui Manga. A eles as nossas felicitações e votos de fecundo trabalho na bolanha do Senhor.