Na quinta-feira passada (12 de maio) uma notícia terrível apanhou todos de surpresa: o P. Cristiano Urolis, pároco de Nossa Senhora de Ajuda, em Bissau, caiu da palmeira e morreu alguns minutos depois.
Mas quem era o p. Cristiano? Nascido a 30 de janeiro de 1974 em Caiomete (região de Cacheu), muito cedo ouviu o convite do Senhor a segui-lo mais de perto no ministério sacerdotal. Foi ordenado diácono a 19 de janeiro de 2008 e presbítero a 5 de julho do mesmo ano.
Depois de ter regressado dos estudos na Itália, o p. Cristiano foi nomeado professor de história da Igreja no Seminário Maior Interdiocesano e destinado à paróquia de Bor. Em 2020 ele foi nomeado pároco da paróquia do Bairro de Ajuda.
De etnia manjaca, o p. Cristiano era uma pessoa muito simples e disponível, que vivia a sua vocação sacerdotal numa entrega total ao Senhor e num amor concreto aos seus paroquianos. Por isso, não esitava a fazer os trabalhos mais humildes e pesados, como subir as palmeiras para extrair vinho ou limpar a planta dos ramos secos.
Agora ele reposa no pequeno cemitério do centro de espiritualidade de N'Dame. Obrigado, p. Cristiano, o teu testemunho de vida nunca será esquecido.