terça-feira, 17 de maio de 2022

P. Cristiano Urolis regressa à casa do Pai

 Na quinta-feira passada (12 de maio) uma notícia terrível apanhou todos de surpresa: o P. Cristiano Urolis, pároco de Nossa Senhora de Ajuda, em Bissau, caiu da palmeira e morreu alguns minutos depois. 

Mas quem era o p. Cristiano? Nascido a 30 de janeiro de 1974 em Caiomete (região de Cacheu), muito cedo ouviu o convite do Senhor a segui-lo mais de perto no ministério sacerdotal. Foi ordenado diácono a 19 de janeiro de 2008 e presbítero a 5 de julho do mesmo ano. 

Depois de ter regressado dos estudos na Itália, o p. Cristiano foi nomeado professor de história da Igreja no Seminário Maior Interdiocesano e destinado à paróquia de Bor. Em 2020 ele foi nomeado pároco da paróquia do Bairro de Ajuda. 

De etnia manjaca, o p. Cristiano era uma pessoa muito simples e disponível, que vivia a sua vocação sacerdotal numa entrega total ao Senhor e num amor concreto aos seus paroquianos. Por isso, não esitava a fazer os trabalhos mais humildes e pesados, como subir as palmeiras para extrair vinho ou limpar a planta dos ramos secos.

Agora ele reposa no pequeno cemitério do centro de espiritualidade de N'Dame. Obrigado, p. Cristiano, o teu testemunho de vida nunca será esquecido.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Jornada vocacional 2022

 


Havia muita expetativa para a Jornada Vocacional de 2022, tendo em conta que no ano passado não foi possível organizá-la. Mais uma vez a ir. Victoria e a sua equipa fizeram um trabalho maravilhoso, que marcou toda a gente. O lema escolhido (“Sereis minhas testemunhas” – At 1,8) era cativante e empenhador, mas foi desenvolvido brilhantemente pelos vários intervenientes (dois padres, duas irmãs, um casal, uma leiga e um leigo consagrado, um seminarista e uma noviça) que se sucederam no palco. Foram experiências deveras enriquecedoras e empolgantes, que visavam dar conta da riqueza das vocações de que a Igreja é adornada. De fato, o objetivo do encontro era de ajudar os jovens a descobrirem o seu papel dentro da Igreja, seja na vocação matrimonial, vida sacerdotal, religioso/a ou leigo/a.

Eis alguns testemunhos entre os muitos recebidos. Uma irmã: “Foi muito bom o dia de ontem. Obrigada a todos pela brilhante preparação e pelo testemunho animador.” Uma outra irmã: “Olha, correu tudo muito bem com a ajuda de Deus. Parabéns, gostei muito.”