segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Inauguração do novo ano académico

 Com um ligeiro atraso em relação aos anos anteriores, foi hoje inaugurado o novo ano académico com uma solene celebração eucarística. Presidida pelo D. Pedro Zilli, a s. Missa contou com a presença de doze padres, sem contar o D. José Lampra Ca'. No curso da celebração houve a administração dos ministérios de leitor e acólito, e a tomada de batina de um seminarista. 

Foram apresentados: 18 seminaristas da diocese de Bafata, 14 da diocese de Bissau, 12 franciscanos OFM, 3 irmãs franciscanas, 1 marianita, 1 franciscana da Imaculada Conceição, 1 missionário do preciosíssimo sangue de Cristo, 1 PIME, 1 leiga consagrada. Total: 52. Os professores são 19, dos quais 2 brasileiros que irão dar aulas on line. O administrador apostólico D. José Lampra Ca', bispo auxiliar, também vai continuar a leccionar filosofia, uma disciplina de que gosta muito.





sábado, 24 de outubro de 2020

O covid-19 ainda preocupa as autoridades

 No dia 22 de outubro o Alto Comissariado para o covid-19 deu um seminário de formação a dez padres da diocese de Bissau sobre covid-19: a sua forma de transmissão e os cuidados a ter com os vivos e com os mortos, que morreram vítimas deste vírus.




Sessão de formação para os diretores das escolas católicas

  A comissão diocesana da educação e ensino organizou uma sessão de formação para os diretores das escolas católicas em Bula no dia 24 de outubro. O tema de formação é a disciplina 'Introducao à vida'. Esta disciplina articula-se em três dimensões: humana e espiritual, religião católica e ética e moral e tem como finalidade a promoção dos valores evangélicos e da Doutrina Social da Igreja e, em particular, da dignidade da vida humana.




sábado, 10 de outubro de 2020

O p. Celso Corbioli celebra 50 anos de vida consagrada

 Oblato de Maria Imaculada, o p. Celso Corbioli é muito conhecido na Guiné-Bissau, sobretudo como diretor espiritual e pregador de retiros. No sábado 10 de outubro ele quis celebrar uma s. Missa de agradecimento ao Senhor pelos cinquenta anos de vida religiosa vividos na congregacao dos padres oblatos, dos quais 17 aqui na Guine'. O evento teve como palco a igreja de s. Francisco de Assis, em Antula, onde ele foi paroco e onde reside atualmente. A celebração viu a participação dos dois bispos da diocese, D. José Lampra Ca' e D. José Camnate na Bissign, e de uma duzia de padres, juntamente com muitas irmãs e leigos da diocese. Havia também uma delegação da comunidade católica anglófona, da qual o p. Celso e' co-fundador.



Com o grupo dos anglófonos