sexta-feira, 17 de julho de 2020

Comunicado dos bispos da Guiné-Bissau

Prot. Nº 12/BGB/2020

 COMUNICADO DOS BISPOS: Prevenção Coronavírus



Caríssimos irmãos e irmãs nas Dioceses de Bissau e Bafatá,

 Considerando a permissão tornada pública no Despacho Nº 067/PM/2020 do Sr. Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, no que se refere ao “exercício da liberdade religiosa nas igrejas, mesquitas, locais de culto e de ritos tradicionais,..”, era desejável retomarmos a normalidade das nossas actividades religiosas. Porém, tendo em conta, por um lado, o aumento do número dos infectados, com o alastramento da infecção em todas as Regiões do País e, por outro, a necessidade duma melhor preparação de nossas comunidades, achamos conveniente esperar ainda um pouco. Aliás, julgamos oportuno reforçar algumas decisões, até ao nosso próximo comunicado, que nos ajudem na luta contra o coronavírus:

 1.  Continuarão suspensas as celebrações de missas presenciais, inclusive as de corpo presente, catequeses, retiros, encontros de grupos e movimentos, ensaios de cantigas, intercâmbios e campos de formação de férias, etc.

 2.    Para permitir a participação espiritual dos fiéis, as missas dominicais continuarão a ser transmitidas pela Rádio Sol Mansi em colaboração com a Rádio Nacional; as famílias, com todos os seus membros, escutem e participem dignamente da missa dominical via rádio;

 3.  Os fiéis podem pedir a celebração de missas para os seus entes queridos falecidos, mas sem a participação na celebração; podem levar as suas ofertas dominicais, dízimo ou de outro tipo, para a residência do pároco ou do responsável da missão;

 4.  Os fiéis evitem os “sintadus”, cafés, almoços de missas e “tchur”;

 5.  Estando garantidos os critérios de distanciamento físico, uso de máscaras, lavagem das mãos e com o limite de 10 pessoas, os padres poderão estar no cemitério para um momento de oração antes do enterro dos fiéis defuntos;

 6.  As igrejas permanecerão abertas segundo o horário e o calendário de cada Paróquia/Missão, para visitas dos fiéis e para a oração pessoal, com uso de máscaras e distanciamento físico. Cada paróquia/Missão fixe pelo menos um dia por semana com a disponibilidade de padres para a celebração do Sacramento da Confissão, organizando o local, de preferência ao ar livre, para se ter a possibilidade do distanciamento físico e para a manutenção do segredo sacramental; Baldes com água e lixívia serão colocados à entrada das igrejas;

 7.  As famílias se reúnam para orações diárias na própria casa e continuem a ser igrejas domésticas, dando testemunho da presença de Jesus Cristo em seu meio; serão de muita ajuda a leitura e a meditação da Palavra de Deus e a reza do Terço;

 8.  As Rádios e redes sociais continuem a informar e sensibilizar a população sobre a gravidade da situação e os comportamentos a serem mudados para evitar a difusão do vírus. A Rádio Sol Mansi continuará a ser o centro para a preparação de spots e programas a serem divulgados;

9.  A Caritas e os demais centros habilitados continuem com a produção de lixívia, para permitir à população a ter acesso a este produto fundamental para a prevenção desta doença e não só;

 Nesta hora de dor para toda a humanidade, agradecemos a todos os que estão empenhados na luta contra o coronavírus; continuemos unidos na oração para que o Senhor da Vida nos preserve desta doença e cure os doentes. Ao mesmo tempo, exortamos nossas comunidades a seguirem as decisões deste comunicado, das autoridades sanitárias e entidades engajadas na defesa da saúde do nosso querido povo.

 Que Nossa Senhora, Padroeira das nossas Dioceses, venha em nosso auxílio, infundindo forças a todos os que estão doentes e os que estão a lutar para pôr fim a este flagelo. Que o Senhor acolha os nossos falecidos, na sua Glória.

 

Com saudações a todos,

 

Bissau, Bafatá, 16 de Julho 2020.

 

Dom José Lampra Cá                                 Dom Pedro Carlos Zilli

Administrador Apostólico  de Bissau                 Bispo de Bafatá


sábado, 11 de julho de 2020

Bispo de Bissau renuncia ao cargo por motivos de saúde

O então bispo de Bissau, Dom José Câmnaté na Bissign, renunciou ao cargo.  O pedido foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado este sábado (11/06/20) pelo Vaticano. O prelado alega motivos de saúde o que dificultaria cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo.

 Há vinte anos à frente da Diocese de Bissau composta por 27 paróquias, Dom José Câmnaté na Bissign, aos 67 anos, o primeiro bispo católico nascido na Guiné-Bissau, se tornará bispo emérito. A idade prevista para a resignação é a de 75 anos, mas segundo o Direito Canónico os bispos diocesanos podem fazê-lo antecipadamente se em causa estiver uma precária saúde ou outras razoes plausíveis.

 Ordenado bispo no dia12 de fevereiro de 2000, tendo como lema da sua ordenação episcopal “bem-aventurados os construtores da paz porque serão chamados filhos de Deus”. D. José Câmante na Bissign foi nomeado por Papa João Paulo II como sucessor de Dom Septimio Arturro ferazzeta na Diocese de Bissau.

 Nascido a 28 de Maio de 1953, em Mansoa, região de Oio, província norte da Guiné-Bissau. Foi ordenado sacerdote em Bissau, em 31 de dezembro de 1982, com 29 anos de idade. Após a morte de Settimio Ferrazzetta, ele foi nomeado o segundo bispo da Diocese de Bissau, em 15 de outubro de 1999. Sua sagração episcopal ocorreu em 12 de fevereiro de 2000, sendo consagrante principal Jean-Paul Aimé Gobel, Arcebispo Titular de Calatia, e co-consagrantes Paulino do Livramento Évora, bispo de Santiago de Cabo Verde, e Pierre Sagna, bispo de São Luís do Senegal.

 Foi principal consagrante de Dom José Lampra Cá, seu bispo auxiliar, e principal co-consagrante de Carlos Pedro Zilli e Arlindo Gomes Furtado.

 Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Bissau enquanto se aguarde a nomeação de um novo bispo. Dom Lampra Cá assume o governo da diocese de Bissau até que o Papa nomeie novo bispo. Agora a Diocese de Bissau é considerada Sé Vacante ou sede Vacante (do latim Trono Vazio). De acordo com o Direito Canónico da Igreja Católica Apostólica Romana, Sé Vacante corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular está sem um bispo, seu pastor.

 O agora bispo emérito, Dom José Câmnate na Bissign esteve sempre envolvido no diálogo entre os diferentes grupos políticos e religiosos da Guiné-Bissau. Foi um dos principais defensores da Comissão Justiça e Paz e do Conselho para o diálogo ecumênico, inter-religioso e para a promoção da dignidade humana.

 Era até 11 de julho vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (2016) e Presidente da Conferência Episcopal de Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau desde 2017.

 Por: Casimiro Jorge Cajucam