sexta-feira, 26 de julho de 2019

25 ANOS DE SACERDÓCIO DO PADRE BERNARDO ANTÓNIO GOMES EM BUBAQUE



“Senhor nada sou, nada sei, nada tenho, mas se precisar deste nada, aqui estou”. Foi a divisa que o padre Bernardo escolheu para as celebrações dos seus 25 anos de sacerdócio.

Neste sabado 20 de julho 2019, o padre Bernardo António Gomes celebrou os seus 25 anos de sacerdócio na presença dos padres, irmãs, familiares e amigos vindos de diferentes paróquias de duas Dioceses, Bissau e Bafatá onde o reverendo padre trabalhou.
Durante a humilia o padre Imbombo falou do mistério do sacerdote numa sociedade em constante transformação: “para compreender o grande dom e mistério que é o Sacerdócio, faz-se necessário partir de Jesus Cristo. O sacerdote encontrará sempre e somente em Cristo a fonte da sua própria identidade. A grandeza e a beleza do Sacerdócio consistem, justamente, no chamado a ser outro Cristo. O ser e agir em Cristo passa a ser a medida da vida de cada homem, que é chamado a configurar-se a Cristo Sacerdote. Portanto, nunca deverá ser o mundo, as circunstâncias sociais e até mesmo as mudanças de épocas que deverão, de algum modo, definir a essência do Sacerdócio, pois há uma única fonte de revelação e definição deste Mistério Divino, em favor da salvação da humanidade. Segundo testemunho o padre Bernardo é  uma pessoa que tem compaixão das pessoas”.
Em nome da Associação do Clero Diocesano da Guiné Bissau, falou o seu Coordenador padre Avito José de Araújo que agradeceu o padre pelos 25 anos de sacerdócio desejando lhe saúde, perseverança, felicidade e fidelidade no sacerdócio. Manifestando-o todo o afecto e amizade do Clero Diocesano da Guiné Bissau. Para o padre Avito e outros padres da sua geração o reverendo padre foi um dos impulsionadores das suas vocações por isso em seus nomes o agradece de todo o coração por este sinal de abertura e simplicidade que ele mostrou para todos tanto em Bafatá enquanto jovem padre e vigário paroquial quanto posteriormente como Reitor no Seminário Maior em Bissau: “Desperta-nos a alegria no coração nesta celebração dos 25 anos de sua ordenação sacerdotal, momento especial em que louvamos a Deus pelo seu ministério. Nesta ocasião, manifestamos nossas felicitações por tão significativa data do seu jubileu de prata presbiteral. São 25 anos de doação, de uma vida consagrada a Deus, fazendo de seu trabalho diário, dentre eles o culto litúrgico de amor e entrega ao Povo de Deus a ti confiado. Parabéns pelo intenso e fecundo sacerdócio, uma vocação que se renova a cada dia”.
Por sua vez o padre aniversariante agradeceu os presentes na celebração dos 25 anos de sacerdócio a começar por amigos e colegas do grupo “Djanti no bai”, os pais e familiares, os missionários que passaram como missionários em Bubaque, padres e irmãs, que tanto contribuíram  bastante por tudo quanto ele é  hoje.
O padre Bernardo António Gomes foi ordenado sacerdote na Sé Catedral de Bissau no dia 9 de Julho de 1994. Actualmente é Reitor do Seminário Maior Dom Settimi Arturo Ferrazzetta e pároco de paróquia Santa Luzia em Bissau.

domingo, 7 de julho de 2019

Duas irmãs guineenses fazem profissão perpétua


Não acontece todos os dias que duas irmãs guineenses, de dois institutos diferentes, façam a sua profissão perpetua no mesmo dia. Aconteceu no dia 6 de julho em duas paróquias da diocese de Bissau.

A ir. Sílvia Gomes Fernandes, felupe, que nasceu a 12 de maio de 1989 em Cacheu, tinha professado temporariamente a 16 de julho de 2011 na congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição (irmãs portuguesas). Ontem, na paróquia de S. Francisco de Assis (Antula) ela fez a sua consagração definitiva a Deus no mesmo instituto. Pela ocasião, estava presente a Madre Provincial da Província Portuguesa com uma conselheira. A celebração, presidida pelo bispo de Bissau D. José Câmnate na Bissign, contou com a presença de cerca de 15 concelebrantes e muitíssimos fiéis vindos de toda a Guiné para sustentar a irmã. Os cantos, executados pelo coral da paróquia, estavam em diferentes línguas. Muito bonitas também as danças e as coreografias que embelezaram a celebração; também a ir. Sílvia quis intervir nalgumas delas.



















Sempre ontem, a ir. Samira Domingos Mendonça fez a sua profissão perpétua no instituto das Irmãs Esculápias na paróquia de Nossa Senhora de Ajuda. A ir. Samira, que nasceu a 26 de março de 1984, fez a sua primeira profissão temporânea em 11 de janeiro de 2014.