A nossa diocese de Bissau abriu este espaço de dialogo e partilha com todos os que estão interessados em conhecer a nossa história, projetos e sonhos.
domingo, 29 de abril de 2018
Seminaristas do seminário maior em concerto
No dia 29 de abril os nossos seminaristas maiores, quer dizer, os estudantes do Seminário Maior: diocesanos, franciscanos, membros do Preciosíssimo Sangue, irmãs franciscanas e marianitas e uma leiga consagrada, pensaram em oferecer um espetáculo musical pouco habitual, executando cantigas, conhecidas e novas, em polifonia. O resultado foi um concerto musical muito vivo e agradável. Os jovens cantores não se limitaram a cantar, mas deram um autentico espetáculo executando passos de dança, entrando e saindo em procissão. Foi, de facto, um concerto digno dos grandes artistas. Um dia, talvez, iremos vê-los em televisão.
sábado, 28 de abril de 2018
Triunfo da 2ª Jornada do Bispo
Uma grande
multidão respondeu presente à 2ª Jornada do Bispo, que teve lugar no liceu João
XXIII nos dias 21 e 22 de Abril de 2018. O lema escolhido era provocador,
desafiante: “Eu sou pedra viva. E tu?”
Um claro convite a todos os cristãos para que não vivam uma "fé a tempo" ou só quando lhes apetece, mas como pessoas autênticas, comprometidas.
Durante esses dois dias a gente “apertou” os seus bispos, solidarizando com eles, partilhando momentos de festa e de alegria. Foi um testemunho muito bonito, espontâneo, genuíno.
Durante esses dois dias a gente “apertou” os seus bispos, solidarizando com eles, partilhando momentos de festa e de alegria. Foi um testemunho muito bonito, espontâneo, genuíno.
Os momentos mais
fortes foram a marcha, ao longo da
avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, que teve lugar no sábado 21, pelas 6h00 com partida da
rotunda do aeroporto e chegada ao portão da Cúria diocesana. Os dois bispos
quiseram marcar presença e andar com a gente. A gente apreciou muito este gesto. A tarde, houve jogos de bola. O primeiro jogo foi jogado entre as irmãs e as mulheres da
comissão preparatória da Jornada e, em seguida, os padres contra os membros
masculinos da mesma comissão. Foram dois jogos "históricos", apaixonantes. As
irmãs surpreenderam todos com o seu jogo de equipa, que mostrou logo a sua
superioridade sobre as adversárias (no fim elas ganharam o jogo por 2-1). Por
seu lado, os padres, suportados pelos
dois bispos (que jogaram toda a
primeira parte) concluíram o jogo com um brilhante empate (1-1). Ambos os
resultados sao excepcionais, considerando que padres e irmãs não brilham pelo seu
atletismo.
E vamos para o
dia domingo, onde o momento clou foi
a s. missa, presidida pelo D. José Câmnate
que era ladeado pelo seu auxiliar e por uma vintena de padres. A notar que a
comunidade anglófona celebrava naquele dia o 11 aniversario da sua fundação.
Entre os dons levados ao altar havia um bode, três sacos de arroz, um saco de
cebolas, bebidas (agua, sumo, etc.).
Durante os dois
dias funcionou uma cozinha muito eficiente que vendeu vários pratos de comida: cafriela, caldo de chabeu, caldo de
mancarra, feijoada a preços razoáveis. No sábado foi organizado também um espectáculo de danças, cantigas e peças
oferecido pelos alunos dos nossos jardins.
domingo, 15 de abril de 2018
A promessa dos Valentes. Proposta de um pároco
S. Domingos, 15 Abril 2018
Os factos
Ontem, sábado 14 de Abril 2018, chegaram na nossa Paroquia de São Domingos
algum representante do Bureau Diocesano dos Valentes. Quando fui cumprimentá-los
disseram que nenhuma promessa terá lugar em São Domingos, porque o pároco
decidiu de colocar a promessa fora da Missa. Eu tentei apresentar as minhas
razões mas eles continuavam a dizer que a “autoridade máxima” dos Valentes (o Bureau
Diocesano) e o Estatuto deles não podiam absolutamente admitir a promessa fora
da Missa.
Eu tentei explicar que o dono dos sacramentos é o Bispo, junto com os
padres, seus colaboradores. Tentei explicar que a Missa não é um “espectáculo”
e que nós padres sabemos o que é a Missa. Tentei explicar que nós podemos discernir
o que podemos fazer dentro da Missa e o que é que é melhor não fazer, mas eles
não queriam escutar ninguém. Continuavam na posição deles: a promessa não se
pode fazer assim!
No fim de conversas inúteis, de noite, liguei ao nosso Bispo, o Dom José
Camnate. Disse-lhe que o Bureau Diocesano proibiu de fazer a promessa porque a paróquia
de São Domingos decidiu de colocar a promessa fora da Missa. Disse-lhe que todo
estava pronto, que os pais dos Valentes pagaram muito dinheiro para esta
promessa. Dom José logo disse-me que o Bureau Diocesano não podia decidir assim
e que se deve fazer a promessa como o pároco disse, depois da Missa. O Dom
Lampra naquele momento estava em São Domingos para a festa do aniversário da Rádio
Sol Mansi. Eu fiquei muito mal porque também diante da autoridade do Bispo o Bureau
continuava na sua posição e não queria aceitar a promessa fora da Missa.
No fim, depois que o Dom Lampra falou com alguns representantes do Bureau,
a promessa foi feita como decidido na paróquia, depois da Missa... Mas a
impressão é que o Bureau Diocesano ficou mal e não aceitou de verdade. De
facto, como protesta, os Valentes recusaram de cantar na Coral, como tinha sido
decidido e, à tarde, alguém me disse que esta promessa era inválida porque
feita fora da Missa.
Uma reflexão
S. Domingos, 15 Abril 2018
1.
Aonti n papia ku Dom José Camnate, Bispu
di Bissau. Bispu kuma nin sakramentus utrora e pudi dadu fora di Missa. I tchoma pa isemplu sakramentu di
Matrimoniu. I ka kuma, si sakramentu i fasidu fora di Missa, sakramentu i ka
bali. Dom Jose kuma promessa i pudi fasidu dipus di Missa (fora di Missa), suma
paroku i fala. I ka kuma, manera ke promessa i na fasidu fora di Missa, nton
promessa i ka bali.
2.
Manga
di bias no ta fala: “Nau, promessa i dibi di fasidu dentru di Missa, pabia asin
ke sta skirbidu na statutu di movimentu”. I bardadi,
talves i skirbidu, ma será ke tudu kusa ke skirbidu tan na Biblia ou na Kodigu
di Direitu Kanoniku, no ta kumpril tudu. Na Igreja Universal tan i sta skirbidu
kuma konviventes e sta na un situason iregular na igreja. Ma anos no ka ta
balur pa es pronunsiamentu di Igreja i no ta pui tan konviventes pa sedu
dirigentes ou pa fasi promessa. No punta no kabesa si na statutu di movimentu i
sta skirbidu kuma konviventes e pudi sedu dirigentes ou e pudi fasi promessa.
Dipus Valentes i un movimentu Katoliku, di kristons batisadus katolikus. Si no
na djubi estatutu geral di movimentus di ason katoliku no na nota kuma
normalmenti se membrus e dibi di sedu batisadus. Normalmenti i asin, i sta
skirbidu, ma anos na Guiné, no disidi di iabri movimentu pa tudu djintis, pa
kilis tan ke ka ientra inda ufisialmenti na Igreja atraves di Katekumenatu.Pa
no ka fala nton kuma: “I sta skirbidu”. I ka tene nin un lei di Igreja Universal ke ta fala kuma
promessa di Valentes i dibi di fasidu obrigatoriamenti dentru di Missa.
3. Paroku di un parokia, normalmenti i
kunsi se djintis ku realidadi di parokia propi. Si paroku na si ekipa
misionariu (=padris ku irmas) i sai ku orientason di fasi promessa di Valentes,
dipus di kantiga final di Missa, i pabia e tene si rason. Tudu kilis ke sai di
utru kau, ke sai di utru parokias, ke ka intindi es orientason, e dibi di punta
ku manga di tempu antis, i ka na ultimus oras antis di promessa fasidu. Pa
paroku i ntergadu tchabi di parokia. Paroku i ka patron. I alguin ke ntergadi
tchabi. I kunsi kau, i tene responsabilidadi. Si paroku i na da un orientason,
pa unidadi ku komunhon di komunidadi, tudu djintis i dibi di fasi esforsu pa
asumi es orientason, pa intindi es orientason, pa sedu kumpridur di es
orientason. Paroku i suma dunu di kau di kasamentu. Si dunu i na fala “sinta
li!”, abo ku umildadi bu na sinta na kil kau ki mostradu. Ou si dunu i na
patiu sumu, bu ka na ndjutil, ma bu na falal “Obrigadu!”. Paroku kuma i mindjor pa promesa
fasidu fora di Missa. Utrus padris di parokia e seta, irma i obi i seta,
garandis di movimentu na S. Domingos e seta (Konkretamenti Aureliano ku
Albino), dianti di mi e seta. Ke ku
manda no dibi di rivendika direitus na kau di utrus? Es ami n na tchomal
indisiplina ku disobediensa.
4. Bispu di
Bissau kuma promessa i pudi fasidu fora di Missa, aos, dia 15 di Abril di 2018.
Bispu Dom Camnate kuma autoridadi ma altu, ma garandi di Diosesi i Bispu, i
gosi, na es momentu es autoridadi i rapresentadu pa si Bispu auxiliar, Dom Jose
Lampra Ca. El ke no dibi
di sukuta. El ke dibi di resolvi es prublema. Bispu di Bissau, Dom Camnate,
kuma, Bureau Diosesanu di Movimentu i
ka pudi disidi di maina promessa. Bureau
Diosesanu i ka ma disison di paroku di S. Domingos. Un di pilaris firkidja di
movimentu i OBEDIENSA. Normalmenti tudu movimentu i dibi di sirbi komunidadi
parokial. Movimentu i dibi di djuda anima parokia, kria unidadi, i ka dibi di
sedu rason di disorden, disobediensa ku divison. Autoridadi parokial sempri i
ma importanti. Nin si membrus di Bureau
Diosesanu e ka sibi, i asin. Nha disison i komunikaduba na konselho
parokial i na ekipa misionariu di parokia. Gosi es dus grupus e dibi di orienta
parokia. I ka movimentu ke na orienta konselho parokial ku ekipa misionariu.
5.
Papa
Fransico ultimamenti i da manga di katekesi riba di Missa. Missa i sagradu, i
sakrifisiu di Kurpu ku Sangui di Kristu. Papa kuma Missa i ka “ESPETAKULU”. El
ku manda ami n da orientason di fasi promesa fora. I son un disison ke misti
rispita ku ama Sakramentu garandi di Eukaristia. Manga di Valentes e ka ta mati
Missa dia Dimingu. Utrus e ta laba ropa dia Dimingu, e ka ta mati. Movimentu di
Valentes i ka dibi di sta preokupadu son ku un uniku Missa, Missa di promessa.
Movimentu i dibi di sta preokupadu ku partisipason di si membrus na tudu
Missas, riba di tudu Missa Dominikal. Ke ku manda no misti promessa dentru di
Missa ma no ka sta preokupadu ku presensa di Valentes na Missa di tudu
Dimingus? Es no dibi punta no kabesa ku umildadi i ku seriedadi.
Dipus n da es orientason pa no ka kunfundi no djintis ku no mininus. Pa e ka
pensa kuma promessa i suma sakramentu. Sakramentus e pudi dadu dentru di Missa,
utrus kusa e pudi fasidu fora. Maioria li na S. Domingos e ka ientra inda na
Igreja. Paroku i kunsi realidadi. Maioria e ka fasi nin entrada na
Katekumenatu. Ora ke bu na ientra na katekumenatu ke bu na sedu membru di
Igreja. No sta na papia di mininus ke nin e ka ientra ufisialmenti na Igreja,
nin e ka katekumenus, nin batisadus. No punta no kabesa: “Kal direitu ke
tene??”.
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(Pe. Franco Beati – Paroco di S. Domingos)
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